BACACHERI: (41) 3257-3457‏ / SÃO BRAZ (41) 3273-2657
Escolha uma Página

Alinhamento

Os especialistas recomendam conferir o alinhamento da direção a cada 10.000 km.

ALINHAMENTO

Alinhar a direção significa ajustar três pontos da geometria da suspensão – a suspensão engloba todo o conjunto de molas, amortecedores, braços e também os pneus e componentes do sistema de direção – que são conhecidos como divergência (ou convergência), câmber (ou cambagem) e cáster. A divergência é a posição das rodas em relação a um plano longitudinal. O câmber é o ângulo formado pela inclinação da roda em relação ao plano vertical. E o cáster é o ângulo formado pelo eixo da direção e pelo plano vertical. Em uma bicicleta, é a inclinação do garfo que cria esse ângulo. O câmber e o cáster, normalmente, só se alteram em razão de acidentes ou avarias, enquanto a divergência muda em decorrência do uso do veículo (acidentes ou avarias também).

É o ajuste da suspensão em determinados valores que garantem a segurança e a estabilidade do veículo. Ao serem construídos, os veículos têm as rodas colocadas na posição correta de alinhamento, respeitando a máxima eficiência de rolamento, dirigibilidade e esterção. Por isso, qualquer mudança nesses valores, motivada por impactos como buracos, guias, lombadas, entre outros, acarreta o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas. No alinhamento da direção está envolvido o ajuste de três ângulos colocados nos parâmetros determinados pelo fabricante: convergência, cáster e câmber.

Convergência / cambagem

No que se refere ao grau de abertura entre duas rodas de um mesmo eixo, podem ocorrer dois casos: convergência, quando a menor distância entre elas estiver entre a parte dianteira, e divergência, quando a medida for menor na parte traseira.

Influi diretamente na estabilidade direcional do veículo. É o ângulo formado pela inclinação longitudinal do pino-mestre ou da linha imaginária que passa pelos pivôs em relação a um plano vertical. Tal ângulo tem a finalidade de permitir o auto-retorno das rodas dianteiras à posição primitiva, após ser efetuada uma curva.

É o ângulo formado pela inclinação da roda em relação a um plano vertical. Pode ser: positivo, se as rodas convergem para baixo, ficando mais distantes do topo; negativo, se ficam mais distantes no ponto de contato com o solo, convergindo para cima; neutro ou nulo, se ficam perpendiculares ao solo. O câmber negativo ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu; o positivo, no ombro externo. 

O alinhamento deverá ser realizado:

  • Ao ser efetuada a troca de pneus;

  • Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares;

  • Após fortes impactos em buracos ou obstáculos;

  • Se o veículo apresentar tendências à deriva ou instabilidade;

  • Ao serem substituídos os componentes da suspensão;

  • A cada 10 mil quilômetros rodados.

Os mais populares

Esses são os serviços mais populares em nossa empresa

Alinhamento

Balanceamento

Freios

Injeção Eletrônica

Troca de Óleo

Caster

Embreagem

Mecânica Geral

Estamos sempre prontos

para fazer o cliente feliz

Bacacheri

(41) 3257-3457

 

 

 

São Braz

(41) 3273-2657